Fenasps

terça-feira, 03/10/2017

Nota de falecimento: Istvan Mészáros

1

 

A Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social – FENASPS – lamenta com imenso pesar o falecimento de Istvan Mészáros, filósofo marxista, escritor e militante, nascido na Hungria em 1930.

 

Mészáros faleceu neste domingo, 1° de outubro, vítima de falência múltipla de órgãos, decorrente de dois derrames que avançaram para um agravamento fatal. Estava na UTI hospitalar, sempre assistido por familiares e amigos.

 

O autor húngaro dedicava-se no último período à sua nova obra com ênfase na análise crítica sobre o Estado, “Para Além do Leviatã”, tema fundamental para a formulação estratégica e retomada necessária da ofensiva socialista.

 

Istvan Mészáros deixa uma vasta obra – ferramentas de nosso tempo nas mãos dos militantes sociais pelo mundo todo – entre elas, destaca-se “Para Além do Capital”. A ousadia provocadora de sua obra, revela uma juventude marcante em Mészáros, que o acompanhou por toda sua vida.

 

Que as sementes lançadas por este grande homem sejam semeadas por toda a parte. Em tempos tão difíceis, de barbárie em curso e confusões ideológicas, a certeza é de que a marcha sempre segue e ninguém poderá detê-la.

 

Pois para o capital, “Seres humanos são, ao mesmo tempo, absolutamente necessários e totalmente supérfluos” (Istvan Mészáros).

 

Com essas palavras, a federação manifesta seu pesar com a perda deste militante, cuja obra é necessária e fundamental para conhecimento de todos e todas trabalhadores, no campo e nas cidades.

 

Istvan Mészáros, presente!

 

BAIXE AQUI esta nota para seu dispositivo.

Últimas notícias

sexta-feira, 22/03/2024 Entidades do Fonasefe reivindicam adiantamento da reunião da MNNP para início de abril A FENSPS e demais entidades que representam os(as) Servidores(as) Públicos Federais organizadas no Fonasefe protocolaram nessa quarta-feira, 20 de março, um ofício ao Ministério ...
quinta-feira, 21/03/2024 Em ofício, FENASPS reivindica ao INSS que servidores(as) não sejam prejudicados por inconsistências nos sistemas Nesta quinta-feira, 21 de março, a FENASPS protocolou um ofício ao presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, requerendo que a direção da autarquia tome as ...
quarta-feira, 20/03/2024 3 de abril é Dia Nacional de Mobilização e Paralisação no Serviço Público Federal! A FENASPS e demais entidades do Fonasefe convocam as entidades filiadas a construírem o Dia Nacional de Mobilização e Paralisação em 3 de abril ...