Fenasps

sexta-feira, 17/10/2014

Veja como foi o Ato Nacional convocado pela Fenasps nesse 13 de outubro

1

 

 

A Fenasps convocou trabalhadores e trabalhadores da Seguridade Social (Carreira da PST: Previdência, Saúde e Trabalho), Funasa do Seguro Social (INSS) e Anvisa de todo o país para a realização de um ato público em Brasília, realizado na última segunda-feira, 13 de outubro, e a categoria respondeu à altura.

 

Mais de uma centena de servidores, que participaram da Plenária Nacional da Fenasps no dia anterior, ocuparam as sedes nacionais do INSS, do Ministério da Saúde e da Anvisa, seja em reuniões, audiências e fazendo panfletagem da carta-manifesto da federação, elaborada na Plenária Nacional do dia 12 (veja documento no final da matéria).

 

Com o lema ‘Contra a retirada dos direitos dos trabalhadores’, o ato público teve como principais eixos de luta:

  • Plano de Carreira para toda a base da Federação com: reposição das perdas salariais; incorporação das Gratificações; adicional de qualificação na Carreira e 30 horas para todos;
  • Realização de Concurso Público;
  • Melhores Condições de Trabalho e o fim do Assédio Moral;
  • Em defesa do MI 880;
  • Em defesa da insalubridade;
  • Paridade entre ativos, aposentados e pensionistas;
  • Contra a implantação do SUT;
  • Contra o fechamento de postos da ANVISA nos Portos, Aeroportos e Fronteiras.

 

1 2

Servidores estenderam faixas em protesto pelo cumprimento das reivindicações. Auditório ficou cheio de trabalhadores na segunda, 13

 

INSS – servidores conseguem suspensão da IN n° 74
Os servidores do INSS se concentraram logo pela manhã da segunda-feira, 13, na sede do INSS e arrancaram uma audiência com o diretor de Gestão de Pessoas do INSS, José Nunes, apresentando um ofício, protocolado junto ao ministro da Previdência, Garibaldi Filho, propondo que seja restabelecido o processo de negociação da pauta de reivindicações dos trabalhadores.

 

Dentre as principais, cita-se a jornada de trabalho, a reestruturação do Plano de Carreira com incorporação da GDASS, a progressão funcional, a devolução dos descontos da greve de 2009 e melhores condições de trabalho. Além dessas, foram apresentadas as resoluções do Encontro Nacional do Seguro Social, realizado no sábado, 11 de outubro (leia aqui).

 

O ato e essa audiência do dia 13 foram determinantes para que fosse agendada uma reunião no dia seguinte, 14 de outubro, com o presidente do INSS, que suspendeu, para análise, a Instrução Normativa (IN) n° 74.

 

1

Audiência do dia seguinte, 14 de outubro, marcou a suspensão da IN n° 74

 

A IN n° 74 mudou os procedimentos de cobrança administrativa por eventuais problemas em benefícios que forem considerados irregulares, transferindo para os servidores a responsabilidade por quaisquer erros administrativos na concessão destes benefícios, desconsiderando as inconsistências do sistema e ou outras questões que os servidores não têm qualquer controle.

 

Leia mais no relatório completo das audiências.

 

1 2

Trabalhadores ocuparam em peso a reunião da Mesa Setorial da Saúde

 

Ministério da Saúde – ocupação durante reunião da Mesa Setorial
No Ministério da Saúde, estava agendada uma reunião da Mesa Setorial de Negociação Permanente do Ministério da Saúde (MSNP/MS).

 

Vários servidores da Saúde, presentes no ato, ocuparam a sala do gabinete da Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas (CGESP), onde aconteceu a reunião da MSNP.

 

Anvisa – panfletagem
Os coordenadores do Devisa, Giulio Cesare e Maria Goretti, estiveram na sede nacional da Anvisa em Brasília, em continuação do ato do dia 13 de outubro, e fizeram panfletagem da carta-manifesto pros servidores do local. Eles aproveitaram a oportunidade e fizeram uma coversa com o Dr Roberto, assessor do diretor de Coordenação e Articulação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (DSNVS), José Carlos Moutinho.

 

Confira aqui a íntegra da carta-manifesto elaborada pela Fenasps e aprovada na Plenária Nacional de 12 de outubro.

Últimas notícias

quarta-feira, 10/04/2024 Denúncias de irregularidades nas eleições da Geap Os militantes e os apoiadores da Chapa 2, composta por vários segmentos do serviço público federal, que sempre primaram pela luta para o bem-estar ...
quarta-feira, 10/04/2024 Em reunião com as entidades, Governo condiciona continuidade das Mesas Específicas à aceitação da proposta de reajuste apenas nos benefícios Na reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) realizada nesta quarta-feira, 10 de abril, o Governo Federal apresentou formalmente uma proposta de acordo, ...
quarta-feira, 10/04/2024 SPFs vão fazer Jornada de Lutas, com marcha a Brasília em 17 de abril, por reajuste em 2024 Nos dias 16, 17 e 18 de abril, acontecerá a Jornada de Luta “Não aceitaremos 0% de reajuste”. Esta mobilização foi deliberada pelo Fórum ...