Fenasps

terça-feira, 20/08/2013

FENASPS ocupa prédio do INSS pelo cumprimento das 30 horas para todos e faz ato no Ministério da Saúde

logo fenasps site

Nessa segunda-feira, 5, a Fenasps e seus sindicatos filiados (dos estados CE – ES – MG – PA – PR – RN – RS – SC – SP – Oposição Sindical BA) realizaram um dia de intensa mobilização em Brasília após a Plenária Nacional desse domingo, 4 de agosto.

 

A mobilização começou pela manhã no edifício-sede do INSS em Brasília, com carro de som e bandeiras de vários sindicatos, para de pressionar a direção do instituto a realizar uma reunião para discutir as reivindicações dos trabalhadores.
A princípio, apenas cinco representantes dos trabalhadores foram recebidos pelo INSS: dois da Fenasps e três representantes das Agências da Previdência Social (APS) Cruzeiro e Pimentas, de Taubaté/SP e Guarulhos/SP, respectivamente, que perderam o direito de funcionar no turno estendido e por isso paralisaram as atividades.

 

Ocupação do edifício do INSS

 

Com a demora do INSS em receber representantes da Federação e dos sindicatos, os trabalhadores ocuparam o hall de entrada do edifício, sentando diante das catracas de acesso dos servidores do local e convocando-os a entrar na luta.
Às 14h30 a reunião teve início com representantes dos trabalhadores das APS em greve e contou com a participação do diretor de Gestão de Pessoas do INSS, José Nunes, do procurador-geral Stefanutto e assessorias do Gabinete do presidente do INSS Vladimir e representante da Lógistica. No início da reunião, os representantes do INSS ouviram os problemas apresentados pelos servidores das APS paralisadas e se comprometeu a estudar uma solução para os problemas das condições de trabalho e do turno estendido.
Em relação às outras APS e Agências de Demandas Judiciais (ADJ) que perderam o turno estendido em nível nacional, o INSS fará uma audiência ainda em agosto para tratar do assunto.

O INSS confirmou também a realização de uma reunião no dia 14 de agosto, para apresentação do modelo do Plano de Ação e Planejamento do Instituto. A Fenasps enviará representantes para esse evento.

 

Ato no Ministério da Saúde

 

À tarde, os servidores se concentraram em frente ao Ministério da Saúde, local onde fizeram ato a partir das 14h. Durante a manifestação, foi agendada audiência para esta terça, 6, às 16h, no próprio ministério, para tratar das reivindicações dos servidores da Seguridade Social (carreira da Saúde, Previdência e Trabalho – CPST): ponto eletrônico, jornada de trabalho, dentre outros pontos de pauta.

Por ocasião do ato, também foi escolhida uma comissão da Fenasps para ir ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), para reiterar pedido de audiência para tratar das reivindicações dos trabalhadores, dando ênfase à necessidade de realização de concurso público para recompor o quadro de funcionários do MTE e retomada da discussão de Plano de Carreiras e reabertura de negociações neste ministério.

 

Últimas notícias

segunda-feira, 15/04/2024 Confira a programação da base do Seguro, Seguridade Social e Anvisa na Jornada de Lutas de 16 a 18 de abril Conforme orientação da FENASPS, sindicatos que representam a base de servidores(as) das carreiras do Seguro Social (INSS), Seguridade Social (ou carreira da Previdência, Saúde ...
quarta-feira, 10/04/2024 Denúncias de irregularidades nas eleições da Geap Os militantes e os apoiadores da Chapa 2, composta por vários segmentos do serviço público federal, que sempre primaram pela luta para o bem-estar ...
quarta-feira, 10/04/2024 Em reunião com as entidades, Governo condiciona continuidade das Mesas Específicas à aceitação da proposta de reajuste apenas nos benefícios Na reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) realizada nesta quarta-feira, 10 de abril, o Governo Federal apresentou formalmente uma proposta de acordo, ...